Saúde Ocupacional

Produtos exclusivos para Segurança do Trabalho e Saúde da sua empresa oferecidos exclusivamente na modalidade Empresarial, os produtos de Saúde Ocupacional da Unimed Taubaté compreendem a prestação de serviços em Medicina do Trabalho, tendo como objetivo a prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho em sua empresa.
O Departamento de Saúde Ocupacional realiza PPRA, PCMSO, avaliações específicas, bem como orientações e palestras sobre diversos temas pertinentes à Saúde e à Segurança do Trabalho.

PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais)

Conhecido como NR-9, o PPRA visa a preservação da saúde e a integridade física dos funcionários por meio de antecipação, reconhecimento, avaliação e controle de riscos ambientais existentes no ambiente de trabalho. Sua elaboração e implantação são obrigatórias.



PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional)

Possibilita à empresa controlar a saúde laboral de seus funcionários. Assegura que os agentes físicos, químicos e biológicos existentes na empresa estejam devidamente monitorados, evitando danos à saúde dos empregados.
O PCMSO é obrigatório a todas as empresas, de acordo com Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho. Assegura que os agentes físicos, químicos e biológicos existentes na empresa estão devidamente controlados e, portanto, não causam danos à saúde dos empregados.
Este programa propicia, em primeiro lugar, qualidade de vida laboral aos empregados de sua empresa. Além disso, os custos com ausências por doenças e suas implicações legais geralmente são maiores que o investimento nos programas de segurança e saúde no trabalho determinados pela legislação.



CIPA

Orientações à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.



LTCAT

Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho
Formulação de documento que retrata as condições do ambiente de trabalho de acordo com as avaliações dos riscos. Esse Laudo atende às exigências previstas nos Decretos e Instruções Normativas do Ministério da Previdência Social e do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS.



Laudo Ergonômico

Adaptação das condições de trabalho às condições psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar máximo conforto, segurança e desempenho eficiente, cumprindo a Norma Regulamentadora - NR 17.



Laudo de Insalubridade

Levantamento das condições de insalubridade e periculosidade dos ambientes de trabalho, tomando como orientação as Normas Regulamentadoras (NR 15 e NR 16 respectivamente).



Treinamento sobre EPI

Orientações sobre a correta utilização de Equipamentos de Proteção Individual.



Palestras gerais

Orientação sobre diversos temas pertinentes à Segurança do Trabalho.



Hospital São Lucas Cardiocentro ANS - Agência Nacional de Saúde