Unimed Taubaté


Portal de Notícias | Benefícios da leitura


. .

 

Benefícios da leitura

 

Ampliar o vocabulário, aprimorar a fala e a escrita, estimular a imaginação e minimizar o estresse estão entre os motivos para ler mais.

 
Quando foi a última vez que você leu um livro ou um artigo de revista substancial? Com a expansão das redes sociais, há quem centre os hábitos de leitura em atualizações publicadas nestes canais de comunicação. Se você é uma das inúmeras pessoas que não tem como hábito ler regularmente materiais mais extensos, você pode estar deixando de desfrutar de um número significativo de benefícios. Afinal, como dizia o poeta inglês Joseph Addison: “A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo”.

Controle do estresse
Uma obra ou um artigo bem escrito pode transportar o leitor para outro lugar, envolver e distrair, deixando as tensões afastadas e proporcionando relaxamento.

Conhecimento
A leitura geralmente traz novas informações, as quais podem ser úteis em situações diárias. Quanto mais conhecimento, mais se está preparado para enfrentar desafios.

Expansão do vocabulário
Quanto mais leitura, mais palavras acabam integrando o vocabulário do leitor. Ser articulado e comunicativo é importante em todas as profissões, gera autoconfiança e ajuda a melhorar a autoestima.


Estímulo à memória
Ao ler um livro é preciso lembrar uma variedade de personagens e acontecimentos em cada história. Cada nova memória criada pode ajudar a fortalecer as existentes. 

Melhora do foco e da concentração
Ao dedicar-se à leitura de um livro ou um artigo mais extenso, o foco e a concentração são estimulados, especialmente se não houverem interrupções durante o período. 

Entretenimento de baixo custo
Ao visitar bibliotecas públicas é possível ter acesso gratuito a obras. Estes locais costumam ter livros sobre uma infinidade de assuntos, todos disponíveis para empréstimo. 

Habilidades para escrever
Escrever bem é uma habilidade necessária no universo corporativo. Observar a fluidez e os estilos de escrita de outros autores influenciará positivamente na sua forma de escrita.
 
 
 
 

Fonte: lifehack.org

 

Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.

Postado em: 24-04-2017